No que diz respeito ao investimento em propaganda, os Estados Unidos continuam sendo campeões mundiais absolutos. De acordo com o anuário Mídia Dados 2013, que utiliza a Source como fonte, o país yankee gastou US$ 369,6 bilhões com o setor no ano passado (2012). O Brasil continua na mesma quinta posição do ano de 2011, embora tenha aumentado os investimentos de US$ 18,9 bilhões para US$ 21,3 bilhões.
Entre os países que mais investiram, destaque para algumas surpresas em relação ao último ranking (divulgado em 2012). Uma delas é a Coréia do Sul, que gastou US$ 10,7 bilhões e entrou no Top 10, tomando o lugar da Itália. Além disso, a Argentina, que não aparecia na relação anterior, agora figura na 20ª posição, com investimento de US$ 4,4 bilhões.
Em termos regionais, a América do Norte abocanha 35% do mercado publicitário mundial, mantendo-se em primeiro lugar em 2012. A Ásia se consolidou na segunda posição, com 28,2% no mesmo período. Já a America Latina ganhou pouco espaço na atividade, ampliando sua participação de 7,3% para 7,6% no ano passado, o que deixa o continente à frente da Europa Central e do Leste, da África e do Oriente Médio.
Segundo a pesquisa, em 2012, o investimento mundial em publicidade cresceu pouco mais de 3%, chegando a aproximadamente US$ 500 bilhões. Confira os países com mais investimentos na área em 2012:
EUA
Investimento – US$ 369,2 bilhões
Propaganda per capita – US$ 498,9 milhões
Japão
Investimento – US$ 51,5 bilhões
Propaganda per capita – US$ 407,0
China
Investimento – US$ 36,1 bilhões
Propaganda per capita – US$ 26,5
Alemanha
Investimento – US$ 25,6 bilhões
Propaganda per capita – US$ 312,4
Brasil
Investimento – US$ 21,3 bilhões
Propaganda per capita – US$ 109,9
Reino Unido
Investimento – US$ 19,5 bilhões
Propaganda per capita – US$ 310,6
França
Investimento – US$ 13,5 bilhões
Propaganda per capita – US$ 213,8
Austrália
Investimento – US$ 12,7 bilhões
Propaganda per capita – US$ 580,1
Canadá
Investimento – US$ 11,1 bilhões
Propaganda per capita – US$ 320,8
Coreia do Sul
Investimento – US$ 10,7 bilhões
Propaganda per capita – US$ 215,3
Fonte: Adnews