Seminário no Google marca início de Projeto de Capacitação da Imprensa Regional Brasileira

Google Brasil

Maurício Kanno | 08/11/2013 13:30

Nesta sexta-feira e sábado (8 e 9/11), acontece um seminário de que participam 33 representantes de 22 veículos de comunicação do interior do país. O evento é transmitido ao vivo pelo Hangout on Air do Google+ e pelo YouTube. Também será possível assistir posteriormente aos vídeos nas mesmas páginas.

A iniciativa do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) acontece na sede do Google Brasil, parceiro no projeto, e será transmitida ao vivo pelo Hangout on Air do Google+ e pelo YouTube. Também será possível assistir posteriormente aos vídeos nas mesmas páginas.

Entre os palestrantes estão jornalistas brasileiros como Eugênio Bucci; assim como estrangeiros voltados para a mídia regional do País de Gales (Reino Unido) e Nova Jersey (EUA). O vice-presidente do Grupo de Parcerias Online do Google, Scott Sheffer, abre o seminário.

Capacitação estratégica

Segundo o presidente do Projor, Carlos Eduardo Lins da Silva, recursos financeiros da Fundação Ford serão utilizados na capacitação estratégica ao longo de 2014 de entre seis a dez veículos regionais selecionados depois do evento. Mas a expectativa é estender esse apoio a outros veículos de todo o Brasil, a partir de 2015.

O apoio técnico será dado para as áreas: Técnicas de Redação; Técnicas de Acesso ao Mercado Publicitário, Gestão Financeira e Administrativa; Tecnologia da Informação; e Logística e Circulação.

“É sabido que esses veículos, de modo geral, enfrentam dificuldades para se consolidar, como limitações técnicas, de gestão financeira e de preservação de público leitor”, explica o presidente do Projor. “O GPI pretende, por meio do apoio técnico oferecido, contribuir para que esses veículos consigam se sustentar e crescer de forma independente”.

Os 22 veículos que participam do seminário estão entre 60 mapeados inicialmente por alunos voluntários da Universidade de São Paulo (USP). Um grupo de alunos fez do tema base de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 2012.

Os veículos de comunicação indicados são de três regiões economicamente importantes do país “ligadas à cana-de-açúcar, em São Paulo; ao pré-sal, no litoral paulista e do Rio de Janeiro; e ao cultivo da soja, no Mato Grosso”, detalha Lins da Silva.

Origens

O projeto só começou a tomar forma há pouco mais de dois anos, quando os integrantes do Projor começaram a discutir a importância dos jornais regionais como base de um modelo diferente de negócios para a imprensa.

Quanto aos apoiadores e patrocinadores, Google, Odebrecht, GIP e Fundação Ford, Lins da Silva explica que todos “abraçaram a ideia de que uma mídia local e regional independente e economicamente sólida é de suma importância para a consolidação da democracia no país e para o crescimento socioeconômico das cidades e pequenas comunidades do interior”.

Fonte: Portal Imprensa – Maurício Kanno | 08/11/2013 13:30



Esta entrada foi publicada em Eventos, Notícias, Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.