HISTÓRICO

HISTÓRICO DA FENAI-FAIBRA

Em 1939 em São Paulo: uma Inauguração (o 1º Palácio da Imprensa) e uma Fundação (Fenai/Faibra)

Cásper Líbero inaugura em 1939 na capital paulistana o Palácio da Imprensa, que abriga a sede de seu jornal e, no mesmo ano, ao lado de Edgard Leuenroth, faz acontecer em suas dependências a primeira reunião de fundação da FENAI/FAIBRA.

 

A Faibra – Federação das Associações de Imprensa do Brasil foi fundada em 1939 pelos jornalistas Cásper Líbero e Edgard Leuenroth, que também fundaram anos antes, em 1933, a Associação Paulista de Imprensa.

Em 1981, durante o 2º Enai (Encontro Nacional das Associações de Imprensa), realizado no Recife – Pernambuco, sob os auspícios da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), a Faibra foi reorganizada. Na ocasião ambas as entidades (AIP e Faibra) era presidida pelo jornalista Joezil Barros. Naquele momento a medida modernizadora contribuiu para lançar as sementes que frutificou na união permanente das duas mais representativas e atuantes entidades de grau superior da Imprensa Brasileira.

A Fenai deu início a uma nova era de ação e representatividade em 1996 por iniciativa da jornalista e empresária de comunicação Célia Câmara (1930-1998), contando com a participação de todos os Presidente das Associações de Imprensa afiliadas à Federação das Associações de Imprensa do Brasil – Faibra. Célia Câmara na ocasião também estava exercendo a Presidência da Faibra.

O objetivo do estabelecimento da Fenai como organismo de categoria superior, teve a meta de dotar o País de uma entidade nacional representativa para congregar, em seu quadro social, ao mesmo tempo, as empresas jornalísticas, as entidades associativas do setor e todos os profissionais e colaboradores da Imprensa Brasileira.

Em 1999, através de Assembléia Geral Conjunta das duas entidades federativas (Faibra e Fenai), foi estabelecida a gestão unificada da Federação Nacional da Imprensa com a Federação das Associações de Imprensa do Brasil.

Presidentes da Fenai Faibra