Domingos Meirelles é o novo Presidente da Associação Brasileira de Imprensa ABI RJ

Domingos Meirelles

Domingos Meirelles

 

RIO – O jornalista Domingos Meirelles, apresentador da TV Record, foi eleito nesta sexta-feira (26/09), Presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI/RJ). A Chapa vencedora conseguiu 218 votos, e a Chapa concorrente, 147 votos e foram apurados dois votos nulos. O pleito, com poucos números de votantes devido ao esvaziamento da entidade, foi realizado em seis capitais seis capitais: Rio (seda da entidade), São Paulo, Belo Horizonte, Maceió, Brasília e São Luís.

No maior colégio eleitoral da entidade, no Rio de Janeiro, com 303 eleitores, a Chapa Vladimir Herzog conquistou 167 votos e a Prudente de Morais, neto, 134. Após a apuração dos votos, o presidente da Mesa Diretora, Marcus Miranda, proclamou a vitória da Chapa Vladimir Herzog.

Domingos Meirelles terá um mandato de um ano e meio, até a próxima eleição, marcada para 2016. O pleito desta sexta-feira foi determinado por uma ordem judicial. Após a morte, no ano passado, de Maurício Azêdo, que presidia a ABI desde 2004, houve uma disputa pelo comando da entidade que foi parar nos tribunais.

O novo presidente da ABI, Domingos Meirelles, encontra a entidade em decadência devido seu esvaziamento somado a falta de apoio das empresas jornalísticas que se afastaram a partir da gestão de Maurício Azevedo.

Depoimentos:

Tarcísio Holanda, presidente interino da ABI

– A história da ABI se confunde com a do Brasil, e é por isto que esta eleição é de grande importância para a entidade.

Paulo Jerônimo, candidato à vice-presidência na Chapa vencedora

– Os membros de ambas as chapas que estão concorrendo à eleição da ABI estão se esforçando com o objetivo de resgatar a ABI desta crise que a Casa do Jornalista está enfrentando.

Hélio Fernandes

– Este é um momento divisor da ABI. Após mais de cem anos de fundação, considero esta eleição a mais importante de todas porque vem de um período após a gestão de Maurício Azedo, de terrorismo total.

Pinheiro Júnior

– Tenho amigos nas duas chapas. Acredito que a ABI está vivendo um momento excepcionalmente bom. Depois desta eleição, a ABI vai ressurgir mais forte do que nunca.

Murilo Melo Filho

– Este pleito democrático se passa com muita elevação de conteúdo e de boa conduta de todos. A ABI está muito honrada com a presença de pessoas tão importantes, que farão a melhor escolha possível, pois são homens muito tarimbados. Quando acontece uma eleição é preciso aproveitar o momento de realizarmos a nossa obrigação democrática.

Zilda Ferreira

– O processo democrático é muito importante. Esperamos que outras eleições se repitam de forma democrática e limpa, como a Casa do Jornalista merece. Esperamos que o vencedor deste pleito respeite a trajetória histórica da ABI em defesa das liberdades.

Ferreira Gullar

– A ABI é uma instituição fundamental no cenário político-social do País, e da imprensa nacional. No meu caso, eu viria participar desta eleição nem que eu precisasse vir arrastado para cá, imbuído pelo desejo de votar no candidato que escolhi.

Gioconda Cavalieri

– A ABI deve tomar um novo rumo; o caminho dos antigos presidentes desde Hebert Moses, Danton Jobim, Prudente de Moraes, neto, e, Fernando Segismundo, de que sou viúva. Ele entrou nesta Casa aos 23 anos de idade, pelas mãos de Hebert Moses, e nunca mais saiu. Naquela época aconteciam muitas confraternizações dentro e fora da ABI, que reuniam os presidentes e grandes jornalistas. O Departamento Cultural, por exemplo, anteriormente tão prestigiado, praticamente acabou.

Lóris Baena

– Fiz várias matérias para o Jornal da ABI pelo Departamento de Esportes. Comecei a trabalhar nesta área aos 21 anos. Espero que nas eleições desta sexta-feira, 26 de setembro, ganhe o melhor; aquele que realmente estiver empenhado em trabalhar para reerguer a nossa entidade, que está praticamente esquecida pela opinião pública e pelos jovens de forma geral. A ABI precisa voltar a ser a grande entidade que foi no passado.

Geraldo Pedrosa

– Esta eleição está sendo um excelente acontecimento. Estou muito satisfeito pela forte presença de jornalistas aqui, muitos dos quais trabalharam comigo, como Wilson Alves e Arlérico Jácome.

Amiccucci Gallo

– Esta eleição significa a transformação para uma realidade melhor. A ABI precisa se reerguer e, para isso, é necessário um conjunto de pessoas sérias. Este é o nosso momento.

Siro Darlan

– O pleito desta sexta-feira, dia 26 de setembro é fundamental para o fortalecimento e a renovação da ABI.

Fernando Foch

– Toda a eleição é uma demonstração do exercício da cidadania, portanto, meus aplausos para a ABI. O destino da entidade será definido neste importante pleito. Vamos esperar os resultados das urnas. A renovação pela via democrática é sempre relevante.

Ancelmo Gois

– Participo de eleições na ABI há muito tempo. Integrei um movimento que trouxe de volta a figura de Dr. Barbosa Lima Sobrinho. Fomos eleitores do Dr. Prudente de Morais, neto, um grande presidente desta Casa. Durante toda a minha vida correrá em minhas veias o sangue da ABI. Fico emocionado todas as vezes em que entro nesta entidade, que representa a minha Casa. Minha paixão por esta Casa é total e absoluta. Eu sou da ABI!

Daniel Mazola

– Estou com a Chapa Vladimir Herzog porque nosso compromisso é com as demandas sociais, em defesa do jornalismo libertário e pela renovação do quadro social. Domingos Meirelles está talhado para lutar por essas bandeiras.

Propostas da chapa vencedora

1) Assistência médica e outros benefícios

Ambulatório na ABI

Seguro de vida e outros benefícios

Novos convênios Médico-hospitalares

2) Uma nova administração

Gestão compartilhada

3) Geração de empregos

Revitalização da Imprensa do Interior

Cadernos de Jornalismo ABI

Cursos Livres

4) Atividades Culturais

Sessão Livre

5) Um novo pacto social

Criação de um Fórum de Políticas Públicas

6) Valorização do Patrimônio recuperação do Edifício-sede

 

 


Esta entrada foi publicada em Afiliadas, Associações, Notícias, Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.